Como como ensinar meu filho de 6 anos a ler de forma independente? em 2024

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Atualizado em: 07/10/2024

Como posso ajudar meu filho a ler

Os pais podem ler para seus filhos ou ensinar meu filho de 6 anos a ler, pré-escolares e/ou alunos do ensino fundamental todas as noites. A hora da história é uma ótima oportunidade de união, e ler para as crianças pode ajudá-las a aprender novas palavras, aumentar seu vocabulário e começar a gostar de livros e histórias.

À medida que as crianças crescem, porém, os pais podem querer que elas adotem a leitura silenciosa e individual.

Embora as crianças nunca sejam velhas demais para ler histórias em voz alta (os professores leem em voz alta para os alunos nas séries mais avançadas), a leitura independente ajuda as crianças a praticar suas habilidades de leitura e a desfrutar de uma jornada de leitura privada.

Os pais podem se perguntar: “como posso ajudar meu filho a ler de forma independente?” Use estas dicas para incentivar as crianças a ler sozinhas e aproveitar essa jornada:

  • Deixe as crianças escolherem os livros
  • Gradualmente, introduza o tempo de leitura individual
  • Organize uma hora de leitura silenciosa em família
  • Converse com os professores para discutir possíveis problemas de leitura

Por que meu filho não quer ler sozinho?

Os pais podem ter o hábito de sentar-se com os filhos antes de dormir e ler vários livros para eles. Quando os pais sugerem leitura independente, as crianças podem se tornar resistentes. Por que uma criança não gostaria de ler silenciosamente ou de forma independente?

Estima-se que 10 milhões de crianças tenham dificuldades com a leitura, e é possível que uma criança simplesmente não se sinta confortável lendo livros sozinha porque está tendo problemas com a leitura. Outras crianças podem gostar apenas do tempo de silêncio a sós com um dos pais ou do tempo especial que recebem durante a hora da história.

Além disso, ter um pai lendo uma história em voz alta pode ser divertido para as crianças. Os pais costumam criar vozes para os personagens e pontuar as conversas na história com emoção. Quando os pais leem uma história em voz alta, as crianças podem entender melhor as emoções e ações.

Ouvir uma história é uma experiência agradável para muitos que gostam de ler. Até os adultos gostam de ouvir um livro durante uma longa viagem. Os audiolivros podem ser uma ótima opção para mudar o dial do rádio e tentar encontrar a estação perfeita durante uma longa viagem.

As crianças podem não ter dificuldade em ler de forma independente, mas talvez simplesmente não queiram ler sozinhas ou para si mesmas. Talvez eles apenas prefiram a hora da história.

ensinar meu filho de 6 anos a ler

Como ajudar a incentivar as crianças a ler de forma independente

Ler de forma independente não significa que a criança nunca mais poderá aproveitar a hora da história com os pais. A leitura silenciosa sozinha é uma atividade importante para ajudar as crianças a praticar e melhorar sua fluência de leitura.

Quando as crianças passarem das séries iniciais do ensino fundamental para a terceira série e além, elas começarão a ler livros com capítulos. Esses livros mais longos podem ser intimidantes para uma criança, e é possível que as crianças simplesmente se sintam sobrecarregadas ao tentar ler um livro mais longo sozinhas.

Deixe as crianças criarem uma lista de interesses

O primeiro passo para os pais que estão tentando levar seus filhos a uma jornada de leitura mais independente é incentivá-los a criar uma lista de interesses e uma lista de desinteresse também. Essas listas ajudam a identificar tudo e qualquer coisa que atiça a curiosidade da criança e que talvez também a entedie ou frustre.

Para listas de interesse, divida um pedaço de papel em diferentes categorias. Os pais podem incluir os seguintes avisos:

Figuras Históricas (ou pessoas famosas)

Sob cada título, deixe as crianças anotarem os tópicos que acharem interessantes. Diga às crianças que podem deixar qualquer sugestão ou assunto em branco. Nem todas as crianças querem aprender sobre esportes, por exemplo.

Para a lista de interesses, inclua um espaço para as crianças especificarem a extensão dos livros que desejam ler; por exemplo, opte por um título para comprimento de página ou comprimento de capítulo. Isso pode ajudar os pais a entender o tamanho dos livros que as crianças se sentem à vontade para ler. Tudo bem se eles preferirem histórias mais curtas. Os pais podem gradualmente ajudar as crianças a passar a ler livros mais longos. Afinal, ler é uma viagem.

Em outro pedaço de papel, crie uma lista de desinteresse. Essa lista pode se concentrar em tópicos e assuntos que as crianças acham chatos e que não as interessam. Criar uma lista de desinteresse pode ajudar as crianças a entender que elas controlam suas escolhas de leitura. Esta lista pode ser benéfica para os pais que desejam comprar livros para seus filhos; eles podem fazer referência à lista para evitar tópicos de desinteresse.

Deixe as crianças escolherem seus livros

Deixe que as crianças levem sua lista de interesses à biblioteca pública local para encontrar livros que se concentrem nos tópicos da lista. Usar a lista como referência pode ajudar as crianças a se concentrarem em certos livros e assuntos, e a ida à biblioteca pode ser um pouco mais focada.

No entanto, tudo bem se as crianças escolherem um livro relacionado a um tópico que não esteja na lista. A biblioteca está cheia de opções de livros; dê às crianças o poder de escolher seus próprios livros (apenas certifique-se de que o livro esteja no nível de leitura delas). As crianças também podem escolher materiais de leitura alternativos, como revistas, histórias em quadrinhos ou histórias em quadrinhos ; esses materiais podem ser menos intimidantes para serem lidos independentemente.

Apresente gradualmente o tempo de leitura individual

Quando as crianças tiverem selecionado seus livros, a nova jornada de leitura pode começar. No entanto, as crianças que adoram ler com os pais podem não estar totalmente prontas para mergulhar nessas páginas sozinhas.

Os pais que estão tentando encorajar seus filhos a ler sozinhos podem gradualmente introduzir o tempo de leitura sozinho. Se o livro tiver capítulos, os pais podem ler o primeiro capítulo em voz alta. Em seguida, eles podem solicitar que a criança leia o próximo capítulo de forma independente.

As crianças mais novas podem ter um pequeno livro lido em voz alta para elas. Os pais podem encorajar a criança a ler um livro em voz alta para os pais e ler outro livro de forma independente.

Outro método para integrar lentamente o tempo de leitura individual é focar na leitura de minutos. No primeiro dia, os pais podem pedir à criança que leia sozinha por cinco minutos (ou 10). Alguns dias depois, eles podem aumentar esse tempo para 15 minutos. A meta é atingir os minutos de leitura noturnos recomendados; esta recomendação pode variar por série e por distrito também.

Organize uma hora de leitura silenciosa em família

As crianças podem ser mais receptivas a ler sozinhas se o resto da família também ler de forma independente. Faça da leitura uma atividade familiar e agende um horário de leitura independente para a família. As crianças aprendem pelo exemplo.

Todas as noites, os pais podem reunir a família para meia hora de leitura silenciosa. Todos devem trazer um livro de sua escolha. Durante o tempo de leitura, os dispositivos devem ser silenciados e colocados sobre uma mesa. Não deve haver conversa ou brincadeira.

As crianças verão que todos estão lendo em silêncio e este é o horário designado para esta atividade independente. No entanto, para crianças que resistem a ler sozinhas, os pais podem facilitar sua entrada na rotina familiar.

Inicie um clube do livro em família

Outra dica para ajudar as crianças a adotar a leitura independente é criar um clube do livro familiar. Todos na família podem ler o mesmo livro. No entanto, um clube do livro é uma escolha mais apropriada para alunos mais velhos do ensino fundamental que estão se familiarizando com os livros de capítulos.

Todos os membros da família devem ler um livro que esteja no nível de leitura do filho mais novo da família ou um livro que corresponda ao nível de leitura mais baixo da família. Ajude os irmãos mais velhos a entender que este clube foi criado para ajudar seus irmãos com fluência de leitura e leitura independente.

Como posso ajudar meu filho a ler

Converse com os professores sobre quaisquer preocupações de leitura

Algumas crianças podem hesitar em ler porque ler é uma luta. Se os pais suspeitarem que seu filho está lendo abaixo do nível da série ou evitando a leitura independente por causa de dificuldades de alfabetização, eles devem procurar o professor de seu filho para obter orientação.

Os professores podem ajudar os pais a entender o nível de leitura de seus filhos e talvez fornecer aos pais recomendações sobre a melhor forma de ajudar seus filhos na leitura em casa. As crianças podem precisar de enriquecimento adicional relacionado a habilidades fonéticas ou compreensão de leitura.

VEJA TAMBÉM:

A legibilidade também pode incentivar a leitura independente para leitores com dificuldades

Se os pais descobrirem que seu filho está tendo dificuldades para ler e está lendo abaixo das expectativas do nível da série, eles podem usar um aplicativo de leitura em casa para ajudar seu filho com fluência e compreensão.

últimos artigos