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Liderança em Gerenciamento de Projetos: Como alcançar a maturidade?

Ao medida que os projetos se tornam o principal veículo para a implementação das estratégias de negócios de uma empresa a governança de gerenciamento de projetos, que faz parte da governança corporativa, está se tornando uma preocupação premente para as organizações.

O gerenciamento de gerenciamento de projetos fornece controle e visibilidade à alta administração sobre as atividades do portfólio de projetos e o desempenho de cada projeto em relação às metas de negócios.

Em outras palavras, é a governança que garante que um projeto permaneça “on line” – no prazo respeitando o orçamento e atendendo às expectativas das partes interessadas.

No artigo de hoje, explicaremos o que é governança no gerenciamento de projetos, quais benefícios ela traz e como usar a governança para garantir o sucesso de seus projetos.


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O principal papel da governança na gestão de projetos?

governança de gerenciamento de projetos
fonte: unsplash.com

Para falar sobre governança em gerenciamento de projetos, devemos primeiro falar sobre governança corporativa.

Governança Corporativa tem várias definições. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), a governação corporativa implica um conjunto de relações entre a gestão de uma empresa o seu conselho de administração, os seus acionistas e demais partes interessadas. Ele fornece uma estrutura que define os objetivos da empresa e métodos para atingir esses objetivos e monitorar o desempenho ”.

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Em outras palavras Governança é uma estrutura que ajuda a atingir os objetivos de uma organização Para determinar como atingir essas metas e um processo para monitorar o progresso até que essas metas sejam alcançadas.

Por isso, a boa governança corporativa diz respeito a governança em gerenciamento de projetos:

  1. Decisão;
  2. Ética;
  3. Responsabilidade;
  4. Divulgação e Transparência;
  5. Deveres e responsabilidades;
  6. Eficiência e eficácia.
  7. Gerenciamento de riscos;

Da mesma forma que a governança corporativa garante que as metas de negócios sejam alcançadas ao mesmo tempo em que atende a todas as áreas acima, o gerenciamento de projetos garante que as metas sejam alcançadas dentro do portfólio de projetos de uma empresa.

Funções da governança no gerenciamento de projetos

A governança no gerenciamento de projetos inclui todos os elementos que tornam um projeto bem-sucedido. No entanto, esses fatores não são os mesmos em todas as organizações.

A gestão deve ser adaptada às necessidades específicas de cada negócio. No entanto, o PMI (Project Management Institute) define oito componentes que devem ser levados em consideração na hora de identificar os elementos que impactam no sucesso de seus projetos. Esses oito componentes são:

  • Modelos de gestão: com base no escopo prazo, complexidade, risco, stakeholders e importância do projeto para o projeto a empresa deve articular a linha de base dos elementos críticos necessários para gerenciar o projeto
  • Responsabilidades e funções: Definir responsabilidades e responsabilidades é fundamental para o trabalho de um gerente de projeto. Uma distribuição inadequada de responsabilidades e funções terá um impacto negativo na eficiência das operações de uma organização. Você também precisa determinar quem deve ser consultado e notificado sobre os resultados de cada projeto.
  • Envolvimento das partes interessadas: Uma compreensão completa do ecossistema do projeto é fundamental ao estabelecer um plano de gerenciamento de gerenciamento do projeto. Identificar todos os envolvidos é o primeiro passo. Então você precisa determinar quais são seus interesses e perspectivas. E o mais importante, como se comunicar com eles.
  • Comunicação das Partes Interessadas: Depois que todas as partes interessadas foram identificadas e seus interesses e expetativas definidos, o gerente do projeto precisa desenvolver um plano de comunicação. Um plano de comunicação bem pensado provê informações precisos, eficientes e oportunos para todas as partes interessadas;
  • Status e Relatórios: Uma vez estabelecido um plano de comunicação apropriado, O gerente de projeto garantirá que o equilíbrio entre aglomerações e relatórios esteja correto. A comunicação deve ser conciso, precisa e direta é muito importante.
  • Gerenciamento de riscos: Devido à incerteza e incerteza associada ao projeto ou programa Consequentemente, há riscos e desafios. É difícil predizer o que vai acontecer, mas é necessário porque a falta de preparação pode levar a ainda mais problemas. No início de cada projeto, deve ser acordado como os riscos e problemas serão identificados, categorizados e priorizados;
  • Confiança: É o que garante uma gestão eficaz de riscos e problemas. Um dos elementos mais importantes de uma garantia é a criação de métricas que criam uma ideia de desempenho do projeto.
  • Administração de processos: Inclui monitoramento e controle de tarefas e processos, bem como indicadores associados ao projeto. Essa avaliação deve ser realizada de forma contínua para que ações corretivas possam ser tomadas assim que os desvios forem identificados.

Por que o gerenciamento de projetos é importante?

Estabelecer uma boa governança no gerenciamento de projetos não é uma tarefa fácil, mas fornecerá à empresa uma estrutura sólida e repetível para gerenciar qualquer projeto. Essa estrutura traz as seguintes vantagens para a empresa.

  • O gerenciamento de projetos provê um único ponto de responsabilidade. Isso requer clareza e promove a consistência da tomada de decisões ao longo do ciclo de vida do projeto
  • A governança do projeto define e articula papéis, responsabilidades e papéis. Isso é crítico quando o gerente de projeto tem uma variação no escopo orçamento, tempo, recursos ou qualidade, ou quando surge um risco
  • O gerenciamento de projetos determina como lidar com problemas em um projeto. A estrutura de governança detalha o mecanismo para resolver o problema. Garante que os problemas sejam devidamente controlados para que não se repitam;
  • A governança do projeto define métricas para validar o impacto do projeto. Também permite que as equipes de projeto respondam às necessidades e crie um espaço para soluções oportunos.
  • O gerenciamento de projetos define um padrão de informações para todas as partes interessadas. Garante que o plano de comunicação seja bem definido, atualizado e executado. Também promove relatórios consistentes, padronizados e transparentes.

Embora seja essencial incorporar técnicos excelentes e ideias inovadoras ao projeto a importância da boa governança no gerenciamento de projetos não pode ser negligenciada. Os métodos de gerenciamento de projetos mudam ao longo do tempo para garantir a evolução da maturidade do gerenciamento de projetos.

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Joao A M Santos

Com uma carreira atuante na área de Projetos de Tecnologia de Informação, desenvolvo trabalhos voltados para a gestão das atividades da área, atuando em empresas do segmento de saúde e consultorias em tecnologia.

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