3 métodos para ensinar os alunos a ler em 2024

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Atualizado em: 02/12/2024

A leitura é uma habilidade importante para a vida, por isto é importante ensinar os alunos a ler. Nós nos comunicamos muito por meio da palavra escrita, em jornais, livros didáticos, receitas e placas de rua. Na era digital, usamos a Internet para transmitir informações e atender a uma variedade de necessidades cotidianas. Até carregamos a leitura em nossos bolsos, em nossos telefones celulares, onde grande parte de nossa comunicação com amigos e entes queridos é por meio de mensagens de texto.

No entanto, ensinar a ler pode ser um desafio e é tentador deixá-lo para os educadores profissionais. No entanto, isso não significa que não podemos ajudar em casa quando se trata de alfabetização. Ler para bebês e crianças pequenas ajudará a prepará-los para aprender a ler na escola, e há uma variedade de técnicas comprovadas que os pais podem procurar nas salas de aula de seus alunos. Uma compreensão básica de como ensinar a ler pode ser uma ajuda valiosa para os pais ajudarem os alunos a aprender a alfabetização.

Partes da Leitura

O cérebro passa por muitos processos quando lemos. Estes podem ser divididos em duas categorias, reconhecimento e compreensão. O reconhecimento é como os leitores identificam as palavras. Compreensão é como eles processam essas palavras em ideias significativas. Esses processos trabalham juntos para interpretar a mensagem do escritor, seja uma nota curta ou um longo ensaio. A alfabetização depende da construção de habilidades eficazes no uso desses processos.

1. Reconhecimento 

Ensinar os alunos a identificar palavras só começa com o alfabeto. Uma vez que as crianças conheçam o ABC, o próximo passo é ensiná-los os sons associados a cada letra. Isso é chamado de consciência fonêmica e leva à fonética, que é o processo de pronunciar palavras com base nas letras que as compõem.

Algumas palavras, como “o”, “são” ou “de”, não podem ser pronunciadas. Ensinar os alunos a reconhecer essas palavras significa mostrá-las por escrito e usá-las oralmente, para que os alunos aprendam a conectar as pistas visuais com as palavras. Ainda é importante que eles conheçam o alfabeto, no entanto, para que possam construir essas palavras por conta própria e usá-las na comunicação.

Métodos para ensinar os alunos a ler

2. Entendimento

Ser capaz de interpretar o que lemos é o outro componente importante para a alfabetização. Quando os alunos têm compreensão de leitura, eles obtêm significado das palavras no papel. Ter um vocabulário amplo, ou saber muitas palavras variadas, faz parte da compreensão. Quando os alunos são expostos a novas palavras, eles aprendem novos conceitos sobre o mundo.

No entanto, os alunos também devem saber como usar as palavras para extrair o significado do texto. Um vocabulário extenso não adianta muito se os leitores não tiverem contexto para as definições das palavras, especialmente palavras que não podem ser explicadas com imagens.

Transformando reconhecimento e compreensão em leitura

Um bom programa de alfabetização mantém esses dois conceitos em mente e os integra à forma como a leitura é ensinada aos alunos.

Métodos para ensinar os alunos a ler

1. Usando fonética para alfabetização

Consciência fonêmica e fonética são as formas mais eficazes de ajudar os alunos a reconhecer palavras. Muitos pais podem se lembrar de terem sido ensinados a “pronunciar” fazendo os sons de cada letra individualmente, dizendo a palavra lentamente e acelerando com a prática. Quando os alunos que praticaram fonética encontram novas palavras, eles podem pronunciá-las e aprendê-las. Esse processo é chamado de decodificação.

Famílias de palavras são palavras que têm sons semelhantes. Muitas dessas palavras rimam ou podem ser usadas em tons cantados, facilitando o aprendizado dos alunos. As crianças que aprenderam a aprender também captam muitos sons ao ouvi-los, e esses benefícios continuam até depois do ensino médio.

O uso da fonética como método de alfabetização também ajuda na ortografia e na pronúncia. Embora a consciência dos sons das letras e palavras possa ensinar os alunos a ler, o inverso também é verdadeiro. Quando os alunos sabem como uma palavra soa, eles podem descobrir como soletrá-la. Saber como soletrar uma palavra e quais sons cada sílaba faz melhora a pronúncia, concentrando-se em cada parte de uma palavra.

Quando os alunos conseguem entender os sons que seu idioma produz, eles podem levar esse método para aprender outros idiomas. A consciência fonêmica se aplica a todos os idiomas, então as crianças aprendem primeiro os sons de sua língua nativa. À medida que dominam isso, eles desenvolvem as habilidades para ouvir novos sons em outros idiomas.

Ser capaz de reconhecer palavras à primeira vista pode ser importante. Ler um sinal de “pare” e outros sinais de trânsito nos mantém seguros na estrada. Palavras como “médico” ou “emergência” também precisam ser reconhecidas imediatamente em algumas situações. Aprender a aparência das palavras começa antes mesmo da escola em famílias que leem para bebês e crianças pequenas.

O reconhecimento de palavras usa imagens e recursos visuais e associa palavras a imagens dos itens que elas representam. Os alunos veem as imagens com e sem as palavras associadas, para que saibam como as palavras se parecem e o que elas representam. É notável que programas populares de língua estrangeira para adultos usem a mesma técnica para imergir os alunos no idioma sem traduzir para o português.

Usar o reconhecimento de palavras é especialmente bom para palavras não fonêmicas como “o” “são” e “de”. Pode ser difícil explicar essas palavras usando a consciência fonêmica. O reconhecimento de palavras permite que os alunos vejam como as letras são organizadas enquanto as pronunciam e as memorizam.

Os leitores entendem melhor as palavras quando têm um contexto para seu significado. Quando os professores usam as experiências pessoais dos alunos em seus planos de aula, eles mostram aos alunos a relevância das palavras em suas vidas. Palavras sobre comunidades, família, amigos e brincadeiras podem fornecer uma base sólida para a leitura sobre o mundo ao nosso redor, e isso é um trampolim para aprender outros tópicos. Os alunos precisam de uma ampla gama de experiências, como visitas a zoológicos e museus, para aprender palavras fora de seu ambiente imediato, para que possam experimentar uma gama mais ampla de palavras.

Os alunos também precisam ouvir a linguagem por si mesmos. Isso começa no nascimento, quando os cuidadores e a família imediata falam ao seu redor. A leitura para bebês e crianças pequenas demonstrou beneficiá-los com o desenvolvimento de habilidades de leitura por conta própria, dando-lhes uma vantagem inicial. Nas escolas, muitas salas de aula também têm professores lendo para a turma ou ouvindo audiolivros enquanto lêem um texto. Isso ajuda a aprender pistas auditivas e palavras desconhecidas ou especiais.

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O melhor de todos os métodos

Muitos alunos se beneficiam de uma combinação dos três métodos, usando-os para complementar um ao outro. Embora a instrução explícita em consciência fonêmica e fonética tenha se mostrado a mais eficaz, ela ainda é aprimorada pela exposição à experiência e pelo reconhecimento mecânico de palavras. Todas as três técnicas podem ser combinadas com base nas necessidades de cada aluno.

Em casa, isso significa conhecer os benefícios de cada criança individualmente e ser adaptável, pois as crianças podem precisar mudar de uma técnica para outra para garantir a alfabetização. Crianças com dificuldades de aprendizagem, como dislexia e TDAH, precisarão de uma ampla variedade de estratégias para ensinar a ler, mas cada criança aprende de maneira diferente e tem necessidades diferentes quando se trata de aprender a ler. Não existe uma maneira que seja perfeita para todas as crianças.

Trabalhando Juntos na Leitura

O melhor método para ensinar os alunos a ler é torná-lo uma experiência adaptada às necessidades de cada criança. Isso inclui ler para eles, conversar com eles, mostrar-lhes imagens e associá-los a palavras e permitir que experimentem o máximo de palavras que puderem. Técnicas mais especializadas podem ajudar leitores com dificuldades, mas não importa qual técnica você use, trabalhar junto com seus filhos quando se trata de aprender a ler dará a eles a melhor chance de alfabetização quando adultos.

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