Melhorar a leitura e escrita na educação infantil em 2024

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Atualizado em: 01/12/2024

A leitura proficiente ajuda a leitura e escrita na educação infantil as crianças quando elas começam a ler para aprender. À medida que as crianças ingressam nas séries mais avançadas, a leitura se torna o canal fundamental para o aprendizado; as crianças serão responsáveis ​​por ler as lições do livro didático e responder às perguntas relacionadas a cada lição.

Além disso, eles aplicarão seus conhecimentos em ensaios escritos ou trabalhos de pesquisa mais longos.

Se as crianças têm dificuldades para ler e escrever desde cedo, uma ajuda adicional em casa pode aumentar sua confiança e fluência. Veja como as crianças podem melhorar as habilidades de leitura e escrita em casa, de acordo com um especialista.

Aplique as dicas da escola às lições em casa

Mike Schmoker, ex-professor e administrador que se tornou palestrante, escreveu um artigo para a Edweek sobre como os educadores podem ajudar as crianças na leitura e na escrita.

Acesse o artigo de Schmoker aqui: https://www.edweek.org/leadership/video-we-have-complicated-school-improvement-mike-schmoker-keynote-speaker-leaders-to-learn-from-2017/2017/01  

A leitura é a base para leitura e escrita na educação infantil

Schmoker expandiu cada dica para ilustrar ainda mais como os professores podem ajudar as crianças tanto na fluência quanto na escrita. De acordo com seu artigo, a leitura deve ser a base; isso significa que os professores, e os pais em casa, devem ajudar as crianças a gostar de ler.

Isso não se encaixa em encontrar livros de interesse por si só. A leitura é a base para o aprendizado. Schmoker enfatiza que os professores revisem palavras difíceis e seu significado; isso pode ajudar as crianças a entender melhor o texto.

Além disso, Schmoker recomenda que os professores se concentrem em um marcado sobre o texto ou livro. No entanto, os marcadores para ficção e não-ficção serão diferentes. Ele recomenda dicas de não ficção que incentivam os alunos a analisar e fazer comparações. Em contraste, Schmoker recomenda dicas de ficção que encorajam a análise do personagem.

Ele também incentiva os professores a ler em voz alta. Os pais também podem e devem seguir esse conselho. Outra dica importante de Schmoker é que os alunos devem aprender e praticar a localização de textos importantes no livro para sublinhar nas discussões. Os pais podem ajudar as crianças a ler o texto e ajudá-las a entender quais pontos são os mais importantes relacionados a um marcador.

Discuta o conteúdo

O artigo de Schmoker é voltado para educadores. Seu conselho aos professores é juntar os alunos para discussões em que eles falem sobre suas anotações e pensamentos relacionados ao marcador. Em casa, as crianças podem estar trabalhando apenas com os pais. No entanto, os pais podem se concentrar em um marcado específico e ajudar as crianças a falar sobre seus pensamentos.

Aplique a análise à escrita

Depois que as crianças destacarem ou fizerem anotações sobre informações importantes do texto relacionadas ao marcadoe discutirem essas anotações, elas podem começar a aplicá-las na escrita. No entanto, Schmoker explica que ‘pequenas rajadas de escrita’ podem se misturar com as discussões. Dessa forma, as crianças não estão necessariamente sentadas para escrever redações completas ou um trabalho mais longo. Em vez disso, eles dividem os argumentos em diferentes fases de escrita que Schmoker explica e levam a uma discussão completa em classe.

Além disso, Schmoker enfatiza a necessidade de os professores ajudarem as crianças a entender os fundamentos da escrita, criando uma introdução e descrevendo seu trabalho/redação/tarefa e acrescentando citações para apoiar o argumento. Os pais podem ajudar as crianças em casa, ensinando-lhes os fundamentos da criação de um online antes de escrever e ajudando-os a trabalhar em uma introdução impactante.

As crianças nunca são velhas demais para ouvir uma história

Os pais podem aplicar as dicas e técnicas de Schmoker enquanto trabalham com crianças em casa. As crianças mais novas, no entanto, podem estar apenas escrevendo respostas muito básicas relacionadas às tarefas de leitura, enquanto as crianças mais velhas podem precisar expandir suas ideias e incluir citações de uma história ou livro para apoiar seus argumentos.

Schmoker aconselhou que os educadores lessem em voz alta para os alunos, e esse conselho também é útil para os pais que estão tentando trabalhar com seus filhos a leitura e a escrita em casa. Ler em voz alta para as crianças pode ajudá-las a entender melhor as emoções da história e aumentar sua compreensão também.

Quando os pais leem em voz alta para os filhos, eles também devem fazer perguntas. Fale sobre o que está acontecendo na história e avalie se as crianças estão acompanhando a trama. Pergunte a eles sobre os personagens. As perguntas de compreensão podem ajudar a orientar as perguntas para os alunos mais jovens; concentrar-se em questões relacionadas com quem, o quê, onde, quando, porquê e como.

leitura e escrita na educação infantil

CONFIRA TAMBÉM:

Incentive as crianças a manter um diário

A leitura e a escrita também podem ser independentes uma da outra. Os educadores podem exigir que os alunos leiam de 15 a 30 minutos por dia como parte do dever de casa; no entanto, tarefas de redação em casa podem ser menos comuns.

Os pais que desejam ajudar seus filhos a se tornarem escritores mais fortes podem incentivá-los a ler mais e escrever mais também. A leitura pode ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de escrita, e escrever diariamente também pode ajudar uma criança a se sentir mais confiante e praticar sua escrita.

Compre um caderno ou diário para as crianças e deixe-as escrever quando surgir a inspiração. As crianças podem escrever poesia ou apenas escrever sobre o seu dia. Eles também poderiam criar uma história.

Como as crianças podem melhorar as habilidades de leitura e escrita em casa

Como criar entusiasmo pela leitura

Os pais podem se esforçar para encontrar uma maneira de deixar seu filho animado para abrir um livro. Na escola, espera-se que as crianças leiam, gostem ou não da tarefa. Embora os professores desejem que as crianças gostem de ler, pode ser papel dos pais mostrar que a leitura é agradável.

O ideal é que as crianças vejam seus pais lendo. Se os pais nunca abrirem um livro, as crianças podem se perguntar por que precisam ler todos os dias.

Uma das maneiras mais fáceis de ajudar as crianças a ficarem entusiasmadas com todas as suas opções de livros é levá-las a uma biblioteca pública para que vejam todas as suas escolhas. Pais e filhos podem ler os livros nas prateleiras.

Os pais podem pensar que é mais fácil visitar a biblioteca sozinhos e escolher alguns livros para seus filhos. No entanto, os pais devem dar aos filhos a escolha do livro que desejam ler; isso pode ajudar as crianças a encontrar os gêneros que consideram mais interessantes e também a descobrir novos autores.

Permitir que as crianças escolham o que ler também ajuda a eliminar a sensação de que a leitura é uma tarefa. Além disso, os pais devem entender que todos os materiais de leitura podem ser benéficos. Deixe as crianças explorarem livros, revistas e histórias em quadrinhos. Algumas crianças podem gostar de ler jornais.

Em casa, os pais também podem ajudar as crianças a criar um cantinho legal de leitura. Talvez as crianças possam construir um forte de leitura ou talvez tenham uma cadeira de leitura que adoram. Deixe as crianças criarem um ambiente que as deixe confortáveis ​​e felizes durante a leitura.

As crianças que lutam para ler no nível da série também podem precisar de ajuda quando lêem. Os pais podem ler com eles para ajudar em qualquer dificuldade de decodificação. Além disso, os pais também podem permitir que as crianças contem histórias com um animal de estimação; cães e gatos podem adorar ouvir uma história, e as crianças podem se sentir menos constrangidas ao ler para um animal de estimação da família.

Embora os pais devam ajudar as crianças a encontrar materiais de leitura no nível de leitura da criança, os pais de crianças que têm dificuldades de leitura também podem perguntar sobre livros altos/baixos em sua biblioteca local. As crianças que leem abaixo do nível da série muitas vezes querem ler livros semelhantes aos que seus amigos estão lendo; livros altos/baixos são focados nos interesses da faixa etária da criança e são escritos para um nível de leitura mais baixo.

Os pais que procuram dicas sobre como ajudar seus filhos a ler e escrever em casa podem usar as dicas descritas no artigo de Schmoker na Edweek. Além disso, os pais também podem se concentrar em ajudar seus filhos a ler regularmente e ajudá-los a encontrar os livros que amam, para que a leitura não pareça apenas mais uma tarefa de casa.

últimos artigos