Atualizado em: 13/01/2025
Identificar dificuldades de leitura e escrita de forma lúdica em uma idade mais jovem pode impedir que as crianças fiquem ainda mais para trás. Nas séries iniciais do ensino fundamental, a leitura se torna o foco central da aprendizagem em todas as disciplinas e as dificuldades de leitura podem evoluir para dificuldades de aprendizagem mais significativas.
As primeiras lutas de leitura podem se apresentar de várias maneiras; os pais podem perceber que seus filhos lutam com questões relacionadas à compreensão ou carecem de um domínio sólido da decodificação de palavras.
Os professores também podem notificar os pais de que seus filhos estão lendo abaixo do nível da série. Como os pais podem trabalhar com seus filhos para ganhar confiança e proficiência? Veja como melhorar as habilidades de leitura nas primeiras séries para que as crianças não fiquem ainda mais para trás de seus colegas:
- Entre em contato com os professores com preocupações.
- Leia em voz alta para crianças pequenas diariamente.
- Incentive as crianças a lerem para os pais.
- Pratique os sons das letras e a identificação das letras.
- Faça perguntas relacionadas à compreensão.
- Use marcadores para fragmentar o texto.
- Revise e habilite e perfure as palavras visuais.
- Ajude as crianças a escolher os livros em seu nível de leitura apropriado.
- Concentre-se na leitura para se divertir.
- Use um programa de leitura projetado para leitores com dificuldades.
Conteúdo
Fale com o professor
Se uma criança parece ter dificuldades com a leitura, os pais podem começar a se preocupar. No entanto, os pais podem ajudar a aliviar suas preocupações e ser proativos na identificação das dificuldades de seus filhos entrando em contato com o professor de seus filhos.
Alguns pais hesitam em entrar em contato com o professor de seus filhos, mas a comunicação entre pais e professores pode ser uma etapa vital para garantir que os problemas de aprendizado sejam identificados precocemente para que a criança possa obter a ajuda de que precisa. Os professores também podem assegurar aos pais que seus filhos estão lendo em um nível adequado. Às vezes, os pais podem sentir que uma criança precisa ser mais avançada na leitura, pois um irmão pode ter sido um leitor precoce.
Os professores também podem validar as preocupações dos pais, pois a criança pode estar lendo abaixo das expectativas do nível da série. Os pais podem solicitar avaliações adicionais e/ou explorar opções relacionadas a possíveis serviços de intervenção de leitura.
Entrar em contato com o professor pode ajudar os pais a identificar quaisquer problemas de leitura na sala de aula e potencialmente dar os próximos passos para encontrar intervenções de leitura adicionais para seus filhos.
CONFIRA TAMBÉM:
- Projetos Horta na Escola que transforma espaços educacionais
- Projeto Folclore na Educação Infantil: Atividades e Diversidade Cultural
- Projeto Alimentação Saudável Educação Infantil
Leia em voz alta para crianças diariamente de forma lúdica
As crianças mais novas adoram ouvir histórias. Ler para as crianças todos os dias as ajuda a aprender novas palavras e também pode ser uma ótima experiência de união.
Os pais podem incentivar as crianças a ler com eles. Eles podem pedir às crianças que digam uma palavra difícil ou pais e filhos podem alternar a leitura de uma página.
Ler todos os dias para crianças pequenas pode garantir que os pré-escolares estejam mais bem preparados para começar sua jornada de leitura no jardim de infância. Além disso, as crianças cujos pais lêem cinco livros por dia começaram o jardim de infância sabendo mais de um milhão de palavras a mais do que as crianças cujos pais nunca leram para elas.
Cada livro é uma oportunidade para a criança desenvolver seu vocabulário e se preparar para a aventura da leitura.
Incentive as crianças a ler para os pais (ou um animal de estimação da família)
As crianças também devem praticar a leitura em voz alta para os pais; isso pode ajudá-los a desenvolver confiança e proficiência na leitura. Algumas crianças, porém, podem se sentir tímidas ao ler na frente dos pais. Ler para um animal de estimação também pode ajudar as crianças a praticar a leitura; na verdade, esse exercício pode ser uma ótima opção para crianças que lutam para ler, pois podem se sentir menos constrangidas.
A Scholastic explica que ler para um animal de estimação ou animal de abrigo pode oferecer muitos benefícios; essa atividade não apenas ajuda a aumentar a confiança de uma criança, mas também pode ser mais motivadora para as crianças (animais de estimação não julgam erros). Além disso, a Scholastic explica que o animal de estimação ou de abrigo também obtém benefícios, pois pode desfrutar da atenção.
Pratique os sons das letras e a identificação das letras
As dificuldades de leitura podem estar ligadas à dificuldade de uma criança em decodificar sons e combinações de sons das palavras que lêem. Quando as crianças estão na pré-escola, os pais podem trabalhar com elas para memorizar e dominar as letras do alfabeto e os sons que cada letra faz.
Se as crianças tiverem problemas com letras, use cartões flash ou crie um jogo de correspondência para tornar a prática de letras e sons mais divertida para as crianças. Existem muitos aplicativos que oferecem jogos e atividades que ajudam as crianças a praticar seus sons e letras também.
Faça perguntas relacionadas à compreensão ao ler juntos
Algumas crianças podem decodificar facilmente, mas lutam com a compreensão. À medida que as crianças avançam para as séries iniciais do ensino fundamental, elas precisam ser capazes de entender livros e histórias em um nível mais abstrato. No entanto, quando as crianças estão nas primeiras séries do ensino fundamental, elas podem simplesmente precisar se concentrar no básico de uma história, seus personagens e o enredo geral.
Para ajudar na compreensão das crianças, os pais podem fazer perguntas enfocando os principais aspectos de compreensão relacionados aos marcadores: quem, o quê, onde, quando e como. Os pais também podem pedir aos filhos que resumam a história. Se tiverem dificuldades para resumir, os pais podem precisar dividir as histórias em seções e falar sobre o enredo e os personagens à medida que a história avança.
Use marcadores para agrupar texto
As crianças que estão lutando com a leitura também podem achar que fragmentar o texto de uma história torna a leitura mais manejável. Para ‘pedaçar’ a história, os pais podem usar um marcador ou folha de papel para cobrir a maior parte de uma página e revelar apenas uma pequena seção do texto. Os pais podem agrupar por frase (para leitores realmente jovens) ou por parágrafo.
Palavras de Revisão e Habilidade e Visão de Perfuração
Nas séries iniciais do ensino fundamental, provavelmente se espera que os alunos memorizem uma lista de palavras visuais. Estas são palavras que as crianças precisam saber de primeira; conhecer essas palavras pode simplificar o processo de leitura, pois as crianças não precisam pronunciar a palavra. Eles devem vê-lo e lê-lo imediatamente.
Algumas crianças podem dominar facilmente as palavras visuais, enquanto outras precisam de mais prática. Os pais podem fazer cartões flash de palavras visuais para habilidade e detalhar a lista de seus filhos. No entanto, os pais devem se certificar de que as cartas sejam embaralhadas para garantir que as crianças não as memorizem em ordem.
Os pais também podem fazer duas cartas para cada palavra visual e jogar uma partida. As crianças podem virar as cartas para tentar formar pares de palavras visuais. Certifique-se de que as crianças leiam a palavra em cada cartão.
Ajude as crianças a escolher livros em seu nível de leitura apropriado
Uma criança que está lendo um livro que está além de seu nível de leitura pode ter dificuldade para ler o livro. Os pais devem ajudar as crianças a escolher os livros que estão em seu nível de leitura adequado . Os pais podem descobrir o nível de leitura de seus filhos entrando em contato com o professor de seus filhos; no entanto, a maioria das escolas envia relatórios de progresso para casa ou relatórios de leitura que comunicam essas informações aos pais.
Concentre-se na leitura para se divertir
Se os pais constantemente ensinam seus filhos sobre leitura, isso pode transformar a leitura em uma batalha diária. Eventualmente, as crianças podem perder o interesse em pegar um livro.
Os pais devem tentar incentivar a leitura por diversão. Leve as crianças à biblioteca e deixe-as escolher os livros que desejam ler. Ajude-os a criar uma lista de tópicos de interesse sobre os quais desejam ler e encontrar livros relacionados a esses interesses.
As crianças também podem ler revistas, histórias em quadrinhos ou histórias em quadrinhos. Toda leitura é benéfica.