Atividades para ensinar a ler e escrever em 2024

Autor:

Publicado:

Atualizado:

Atualizado em: 16/12/2024

Os pais de alunos que lutam em ensinar a ler e escrever muitas vezes se deparam com a frustração que as crianças enfrentam, e isso pode ser doloroso para toda a família. As crianças sabem que todo mundo lê porque veem todos os adultos ao seu redor lendo para tarefas diárias, como receitas, sinais de trânsito ou instruções.

O professor na sala de aula está usando a leitura para explicar outros assuntos. Os pais, por sua vez, se sentem impotentes enquanto seus filhos lutam, sem saber o que fazer para ajudar.

É verdade que a leitura não é necessária apenas para livros, revistas e videogames. A leitura é uma habilidade para a vida enquanto navegamos ao longo do dia e pode nos manter fora de perigo quando sabemos como evitá-lo. Sinais de alerta e instruções para usar várias ferramentas, equipamentos e aparelhos podem evitar ferimentos.

Seguir as instruções faz parte do aprendizado, e é por isso que a leitura é uma parte tão eficaz e importante da escola. Por meio da leitura, uma ampla variedade de tópicos pode ser explicada ou exibida, expondo os leitores a novas ideias e culturas. Habilidades de alfabetização proficientes são um indicador de sucesso acadêmico e profissional.

Deveria ser óbvio que a leitura é uma habilidade vital, mas será que ela está sendo ensinada com eficácia às crianças?

A ciência da leitura

Estudos de longo prazo mostram que os jovens estudantes que não possuem habilidades de alfabetização continuarão a ter dificuldades à medida que sua leitura se torna mais complexa nas séries mais avançadas. À medida que ficam para trás, ficam para trás em outras disciplinas também e ficam frustrados nas aulas. Muitos têm dificuldade em ingressar ou concluir a faculdade ou em manter empregos quando adultos.

Também foi estabelecido que as crianças que são lidas em tenra idade vêm para a escola mais preparadas para aprender a ler do que as crianças que não o são. Os benefícios da leitura para crianças foram confirmados em uma variedade de assuntos, desde a função cognitiva até o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas.

É um fato comprovado que a leitura ajuda a desenvolver essas e outras habilidades de funcionamento executivo que não parecem ter a ver com a leitura, como paciência, alfabetização emocional e convivência com os colegas.

A leitura é um processo que envolve vários componentes. Os leitores devem ter consciência fonêmica, que é a capacidade de distinguir os sons da linguagem, e fonética, que é a capacidade de combinar esses sons com letras ou combinações de letras.

No entanto, leitores fluentes também devem entender o que estão lendo e, além disso, devem ser capazes de ler e compreender rapidamente.

ensinar a ler e escrever

Abordagem fonética versus a palavra inteira

Várias escolas de pensamento evoluíram sobre a melhor forma de ensinar a ler, mas as duas mais proeminentes comparam a aprendizagem fonética com o reconhecimento de palavras por sua aparência.

Ambas as abordagens têm seus usos, porque nem toda palavra pode ser pronunciada foneticamente. A abordagem da palavra inteira foi dominante por décadas na educação, e a fonética foi deixada quase completamente para trás.

Isso criou problemas com a forma como a leitura é ensinada. Quase um quinto dos alunos nos Estados Unidos está lendo abaixo do nível de sua série, e alguns métodos de ensino de leitura criam maus hábitos de leitura que tornam mais difícil fazer leituras mais complexas posteriormente.

Por conta disso, o ensino da leitura tem sido muito controverso entre os educadores.

VEJA TAMBÉM:

Existem maneiras melhores

Ensinar a ler é uma questão de garantir que os alunos possam entender as palavras e as ideias que elas transmitem sem ter que ler devagar ou tropeçar nelas. Aprender como as palavras se encaixam em ideias ocorre quando a leitura é facilitada por uma variedade de métodos de ensino, tanto na sala de aula quanto em casa.

É aqui que a alfabetização estruturada é uma ferramenta importante. A alfabetização estruturada constrói bases na consciência fonética e fonêmica e, em seguida, usa uma variedade de métodos para garantir que os leitores possam aprender da maneira que for mais propícia para eles.

À medida que os alunos aprendem a pronunciar as palavras, eles podem aprender fluência e compreensão ao experimentar os textos que leem.

ensinar a ler e escrever
  • A leitura coral é um método em que leitores e alunos leem juntos em voz alta um texto ao qual todos têm acesso. Isso dá a todos os alunos a chance de ouvir e dizer as palavras, independentemente do nível de leitura. Os alunos com dificuldades obtêm apoio ao ouvir e ver palavras ao mesmo tempo, e isso ajuda a desenvolver a consciência fonêmica.
  • Ler com um parceiro pode ajudar a reforçar a compreensão quando os alunos conversam entre si sobre o texto. Alunos mais fortes podem ajudar aqueles que estão lutando em ambientes individuais. Salas de aula de alunos mais jovens também podem fazer parceria com alunos de nível superior, expondo-os a textos mais sofisticados em um ambiente guiado. Um aluno de nível superior que está com dificuldades também pode obter um impulso lendo textos de nível inferior com um parceiro mais jovem.
  • A leitura auditiva é quando os alunos leem um texto junto com um audiolivro. Os professores leem para os alunos dessa maneira há décadas e agora os audiolivros permitem que o professor dê atenção aos alunos com dificuldades. Isso dá aos leitores muita prática sem a pressão de ler em voz alta, sozinho, para a classe. 
  • Ensinar inglês acadêmico expõe os leitores a palavras especializadas, como as encontradas em anatomia ou zoologia. Os alunos aprendem palavras com mais facilidade quando podem se envolver com elas e ter experiência com seu contexto, mesmo quando se trata de palavras que são atuais. Ensiná-los a terminologia técnica lhes permite decodificar o significado das palavras.
  • Avaliações periódicas de compreensão de leitura são uma parte importante do ensino da leitura. Os alunos precisam entender as palavras e precisam entender o significado por trás delas. Isso pode ser feito de forma limitada associando palavras com imagens de seus conceitos, mas ideias mais abstratas requerem alguma sondagem. Pedir ao aluno que responda a perguntas sobre o que leu também o encoraja a pensar sobre essas ideias, dando-lhe prática com pensamento crítico e criatividade.
  • Os alunos estarão mais interessados ​​em ler quando puderem escolher os livros que leem. Isso pode incluir histórias em quadrinhos, quadrinhos e livros abaixo de seu nível. Não há nada de errado em ler abaixo do seu nível, mesmo quando o aluno é capaz de ler um texto mais complicado. Incentivar o prazer da leitura pode ser um grande impulso para ajudar a ensinar os alunos a ler.
  • Seu aluno leu um determinado livro várias vezes? Tudo bem, porque isso também pode ajudar os alunos a aprender a ler. Algumas salas de aula lêem o texto em voz alta juntas e depois leem novamente sozinhas ou com parceiros, muitas vezes lendo o mesmo texto algumas vezes por semana para promover habilidades de leitura de várias abordagens. 
  • À medida que as crianças crescem, seus cérebros se desenvolvem física e cognitivamente. O aprendizado de qualquer tópico deve ser abordado com isso em mente, porque as crianças se desenvolvem em etapas. As habilidades de leitura também se desenvolvem em estágios, e tanto os educadores quanto os pais devem estar cientes do estágio em que cada aluno está, para que possam ensinar a ler de maneira mais eficaz.
ensinar a ler e escrever

Divirta-se

Quando o aprendizado é prazeroso, tira a pressão do aspecto educacional. Os alunos podem fortalecer suas habilidades de leitura jogando jogos relacionados aos textos e lendo coisas que são divertidas e interessantes para eles. Os alunos devem ser ensinados que a leitura pode ser divertida e também pode aumentar sua diversão com outras atividades, ensinando-lhes mais sobre elas por meio de livros, artigos e análises.

Nem todos os alunos terão os mesmos interesses, por isso é importante estar ciente do que cada aluno gosta. Por exemplo, um aluno que não tem interesse em clássicos pode ficar absorvido por notas sobre como jogar um videogame, enquanto o aluno que gosta dos clássicos ficará entediado com as mesmas notas. Ler de acordo com seus interesses garante que os alunos fiquem entusiasmados com o que lêem.

Ensinar a ler para o futuro

Quando se trata de ensinar a ler, existem tantas teorias que todo o assunto pode ser confuso para os pais. Não precisa ser assim, porque definitivamente existem maneiras melhores de ensinar a ler e apoiar os alunos em casa enquanto eles aprendem a ler na escola.

As habilidades necessárias para a leitura também desenvolvem outras habilidades que beneficiam os alunos por toda a vida, por isso é importante garantir que eles sejam capazes de dominar a alfabetização.

últimos artigos