Atualizado em: 30/11/2024
A leitura de um livro permite que a mente entre em novas aventuras e obter ótimos benefícios da leitura, pode apresentar ao indivíduo novas ideias e formas de pensar e os livros podem até proporcionar um passeio virtual por outros países sem sair de casa. Para muitas pessoas, a leitura é uma opção de entretenimento agradável que pode mantê-las virando as páginas por horas.
Além dos benefícios de entretenimento dos livros, a leitura também oferece impactos mentais positivos. De acordo com o Ness Labs, veja como a leitura beneficia o cérebro
- Melhora a memória
- Estimula a mente
- Aumenta o vocabulário
- Melhora o foco e a atenção
- Fortalece as habilidades analíticas
Leia um livro e resolva quebra-cabeças de palavras para melhorar a memória
Ao ler um livro, nossa mente tem que decodificar as palavras e entender o significado. O processo de leitura envolve conexões complicadas. As pessoas que leem ou estão envolvidas em outros hobbies podem ter uma menor incidência falha da memória.
No entanto, material de leitura mentalmente desafiador e quebra-cabeças relacionados a palavras podem ajudar a memória. Pegue um bom livro instigante e resolva algumas palavras cruzadas também.
Ler é mentalmente estimulante
O ato de ler estimula a mente. A ciência não precisa necessariamente explicar isso, pois quem se perdeu em um bom livro sabe que essas palavras em uma página podem transportar a mente para algum lugar novo.
A leitura pode introduzir novos conceitos, e a leitura de um livro pode até nos ajudar a aprender novas habilidades. Os livros didáticos, por exemplo, são projetados para educar a mente e aprimorar o aprendizado.
Livros de ficção podem criar novos mundos além da nossa realidade. A leitura pode nos levar ao futuro, nos ajudar a explorar o passado ou mesmo transportar a mente para um local imaginário. Nos livros, unicórnios, fadas e até mesmo monstros horríveis são muito reais.
A estimulação da leitura e do trabalho do cérebro durante o processo de leitura pode ajudar a diminuir o risco de demência e/ou Alzheimer. Mais uma vez, combine a leitura com outros quebra-cabeças mentalmente estimulantes. Empurre o cérebro e dê-lhe um bom treino.
CONFIRA TAMBÉM:
- Projetos Horta na Escola que transforma espaços educacionais
- Projeto Folclore na Educação Infantil: Atividades e Diversidade Cultural
- Projeto Alimentação Saudável Educação Infantil
A leitura aumenta o vocabulário
O Ness Labs também observou que a leitura também ajuda nas habilidades de vocabulário. No entanto, esse benefício provavelmente é bem conhecido por muitos educadores.
Livros desafiadores podem expor o leitor a novas palavras. Quando uma criança (ou adulto) lê, mantenha um telefone ou dicionário por perto para incentivar a exploração de palavras e aumentar a compreensão. Se a palavra for desconhecida, procure-a. Pesquise no Google ou encontre a definição no dicionário.
Alguns alunos podem ser obrigados a memorizar uma lista de palavras do vocabulário como parte de seu currículo de artes da linguagem. Os alunos podem definir a palavra e depois usá-la em uma frase. Os professores também podem questionar os alunos sobre essas palavras do vocabulário.
Ninguém é velho demais para expandir seu conhecimento de palavras. Explorar palavras desconhecidas; procure sua definição e incorpore-a na escrita ou na conversa.
Ler ajuda a focar e a atenção
A leitura exige do indivíduo atenção. A mente tem que decodificar e discernir o significado para compreender o texto. O processo de leitura pode ajudar um indivíduo a se concentrar apenas nas palavras da página e permitir que ele se aprofunde na história.
No entanto, algumas crianças podem ter dificuldade em ler porque sua mente divaga. Os adultos também podem ter problemas para se concentrar e acalmar a mente para apreciar um livro. O site BookSummaryClub oferece dicas de como melhorar o foco durante a leitura; o site recomenda meditação e até exercícios antes de abrir um livro.
Fortalece as habilidades analíticas
À medida que os alunos avançam para as séries mais altas, espera-se que analisem textos e literatura além de resumos simplistas. A compreensão da leitura evoluirá para análises mais abstratas de personagens, tramas e temas; os alunos podem até ser solicitados a relacionar o livro a eventos atuais.
Essas expectativas curriculares mais complexas podem encorajar os alunos a melhorar suas habilidades analíticas. As perguntas relacionadas à leitura não se concentrarão apenas nos marcadores básicos (quem, o quê, onde, quando, por que e como); em vez disso, desafiarão os alunos a pensar mais profundamente sobre o que leram.
Os alunos podem analisar um livro de maneira diferente. Essas interpretações únicas de romances e literatura, no entanto, podem destacar como os livros podem assumir novos significados com base no contexto, na cultura e até no indivíduo. À medida que um indivíduo cresce e muda, o significado de um livro também pode evoluir.
Além do cérebro: os benefícios da leitura para a saúde
Ler um livro oferece muitos benefícios para o cérebro, mas a leitura também oferece outros benefícios para a saúde. Aqui estão cinco outras maneiras pelas quais a leitura de um bom livro pode beneficiar o corpo:
Leia um livro antes de dormir
Ler um livro pode ajudar a preparar o corpo para dormir. Em vez de olhar para um telefone, pegue um livro e leia por alguns minutos antes de desligar a luz. Algumas pessoas podem até ler por algumas horas.
A leitura pode cansar os olhos. Aqueles que lêem regularmente antes de dormir podem reconhecer imediatamente o momento em que sua mente e seus olhos não podem mais trabalhar para decifrar o texto.
Embora algumas pessoas gostem de ler por meio de um ereader em seu telefone, elas podem ter medo de usar esses dispositivos antes de dormir. A luz azul emitida pelas telas pode interferir no sono. Usar óculos de luz azul, no entanto, pode ajudar com esse problema.
Livros são relaxantes
A leitura pode ajudar o corpo a se sentir mais relaxado. Mais uma vez, a mente é transportada para uma nova aventura. Além disso, como a mente tem que trabalhar para decodificar e entender o significado dessas palavras, ela não tem tempo para se preocupar e ruminar sobre o dia.
Os livros são uma grande fuga mental. Crianças e adultos podem encontrar um gênero ou autor específico que os ajude a se sentirem relaxados e felizes.
A leitura pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o estresse
A leitura também traz benefícios para o coração. De acordo com o GoHealth Urgent Care, a leitura reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. GoHealth Urgent Care explica, no entanto, que a leitura não é a cura para a saúde cardiovascular.
A leitura pode ajudar um indivíduo a se sentir menos estressado. Quando um indivíduo está sob estresse, sua pressão arterial pode aumentar temporariamente. A leitura pode ajudar as pessoas a se acalmarem e se sentirem um pouco menos estressadas.
A leitura pode aumentar a empatia
A leitura muitas vezes exige que o indivíduo calce os sapatos de outra pessoa. Um livro transporta a mente para as ações de novos personagens e expõe o leitor a diferentes ideias e cenários.
Como os livros exigem que o leitor acompanhe as aventuras, desventuras e dilemas de um personagem, crianças (e adultos) podem achar que veem as situações de um ângulo diferente.
O que ler
A leitura oferece muitos benefícios para a mente e o corpo. Um hábito de leitura regular pode ajudar o corpo a se sentir mais relaxado e se preparar para adormecer. Os benefícios cognitivos da leitura incluem foco aprimorado e habilidades analíticas. Além disso, cada livro pode apresentar novas palavras a crianças e adultos. Ninguém é velho demais para expandir seu conhecimento de palavras.
Todos os livros têm o poder de ajudar o indivíduo a aprender algo novo ou explorar novas terras. Os livros são uma embarcação sem passaporte para viajar pelo mundo. Eles podem ajudar as crianças a melhorar sua empatia e expor a mente a novas ideias.
Exercite a mente e ajude o corpo a relaxar, visitando a biblioteca ou a estante pessoal e desfrutando de um bom livro.