Atualizado em: 01/12/2024
Definir metas de leitura regulares podem ajudar as crianças a praticar suas habilidades e, sentir-se mais confiantes e tornar-se leitores mais proficientes. Ler diariamente também ajuda as crianças a mergulhar em um bom livro enquanto exercitam suas mentes.
Conteúdo
Os professores e os distritos escolares podem estipular uma certa quantidade de minutos de leitura que as crianças devem acumular diariamente. Embora os minutos de leitura possam ajudar as crianças a adquirir o hábito da leitura, definir metas de leitura também é benéfico para orientar sua jornada de alfabetização.
Aqui estão cinco maneiras pelas quais os pais podem ajudar as crianças a estabelecer metas de leitura para motivá-las a ler mais e, esperançosamente, aumentar sua proficiência e fluência de leitura também:
- Concentre-se nos objetivos do capítulo
- Crie metas com base nas páginas lidas
- Defina uma meta de conclusão do livro
- Objetivo de terminar uma série
- Defina metas que se concentrem nos tempos de leitura
Qual design de meta de leitura é melhor?
As crianças são diferentes e seus hábitos e habilidades de leitura são únicos. Algumas crianças lutam para ler no nível da série, mas outras estão lendo com proficiência ou podem até estar lendo acima do nível da série.
Ao estabelecer metas de leitura, os pais devem ajudar os filhos a se concentrarem em metas que sejam desafiadoras e alcançáveis . Definir uma meta muito difícil de alcançar pode deixar a criança frustrada. Embora as metas devam ser desafiadoras, elas não devem ser impossíveis.
Os pais podem se perguntar qual estrutura de objetivo de leitura é melhor para seus filhos. Os pais devem ajudar as crianças a estabelecer metas por capítulo, por páginas lidas, por tempo ou talvez pelo número de livros que a criança completou? Não existe um objetivo ideal para a leitura.
Se uma criança tem dificuldade em ler com fluência, uma meta focada nas páginas lidas pode ser a melhor opção. Talvez os pais ajudem as crianças a ler 10 páginas diariamente.
As crianças que leem fluentemente podem definir metas com base no número de páginas lidas ou no número de livros que terminam em um mês. Leitores mais jovens podem definir metas com base em minutos de leitura.
VOCÊ PODE GOSTAR:
- Projetos Horta na Escola que transforma espaços educacionais
- Projeto Folclore na Educação Infantil: Atividades e Diversidade Cultural
- Projeto Alimentação Saudável Educação Infantil
Visualizando objetivos das metas de leitura
Não importa como o objetivo de leitura é projetado, as crianças podem ficar mais motivadas se puderem visualizar seu progresso. Um gráfico de leitura pode ser motivador e gratificante para as crianças.
Os gráficos de leitura podem permitir que as crianças pintem caixas para indicar o número de páginas que leram ou o número de minutos. Um gráfico de adesivos pode ser usado para mostrar o número de livros que uma criança completou a cada mês. Eles podem adicionar um rosto sorridente ou uma estrela para cada livro que terminam.
As crianças podem criar seu gráfico de leitura ou os pais podem imprimir um gráfico online. As crianças também podem escolher os adesivos usados em seu gráfico.
Recompensando a meta
Os pais devem recompensar os filhos por atingirem suas metas? Para algumas crianças, o objetivo é a recompensa. As crianças mais velhas podem ser motivadas simplesmente pelo ato de atingir uma meta ou realização específica.
As crianças mais novas ou aquelas que não gostam de ler ou têm dificuldade com a leitura podem se sentir mais motivadas ao receber uma recompensa quando atingem sua meta de leitura. Os pais podem decidir quais recompensas são melhores para seus filhos e quais recompensas são apropriadas para cada objetivo.
Os pais podem ter uma caixa de prêmios para as crianças escolherem um brinquedo ou recompensa quando atingirem uma meta de leitura. Alguns pais podem permitir que os filhos ganhem privilégios extras como recompensa.
Como definir as metas do capítulo
Crianças na terceira série e acima podem estar lendo livros de capítulos. As crianças mais novas também podem começar a ler livros de capítulos.
A graduação para livros de capítulos pode ser intimidante para alguns leitores. Esses livros são mais longos e, dependendo do nível de leitura do livro, a extensão dos capítulos também pode ser extensa. As crianças podem definir sua meta de leitura para se concentrar em concluir um capítulo por dia ou concluir um capítulo em alguns dias.
Algumas crianças podem definir metas de leitura mais extensas. Eles podem ter como objetivo terminar um livro rapidamente e podem decidir que seu objetivo de leitura é ler três capítulos por dia.
Definir metas de capítulo pode ajudar esses livros mais longos a parecerem mais gerenciáveis e dar às crianças um cronograma para concluírem o livro.
Crie metas com base nas páginas lidas
As crianças que desejam terminar um livro em um determinado período de tempo também podem definir sua meta com base nas páginas lidas por dia. Talvez uma leitura mais voraz estabeleça a meta de ler 100 páginas por dia.
As crianças que podem ter dificuldades com a leitura podem usar uma meta de página para tornar suas metas de leitura mais gerenciáveis. Talvez eles pretendam ler de 10 a 20 páginas de um livro por dia ou por sessão de leitura.
As metas de página não apenas ajudam as crianças a dividir livros longos em pedaços menores, mas também podem ajudar as crianças a se concentrarem na imersão na história. Algumas crianças podem achar que não querem parar quando atingem o objetivo da página; a história pode se tornar mais emocionante para o leitor.
Além disso, as crianças podem rever suas páginas lidas no final da semana ou do mês e perceber o quanto leram. Ao longo de um mês, uma criança pode ler milhares de páginas.
Outro benefício de definir uma meta de página é que a criança também pode atingir ou exceder simultaneamente os minutos de leitura diários atribuídos pelo professor. Perder-se em um livro pode levar a mais páginas lidas e sessões de leitura mais longas.
Livros lidos por mês
Outra opção para definir uma meta de leitura é projetar a meta em torno do número de livros concluídos por mês. Esta poderia ser uma estrutura de objetivo ideal para leitores mais jovens ou aqueles em séries iniciais do ensino fundamental que podem estar lendo livros ilustrados ou histórias mais curtas. Além disso, alguns alunos das séries iniciais do ensino fundamental podem gostar de ler e pretender ler muitos livros por mês.
Para os alunos mais jovens, os pais podem criar um gráfico de adesivos que lhes permite colocar um adesivo para cada livro concluído. No final do mês, eles podem contar todos os seus adesivos. Com o tempo, eles podem comparar o número de livros que leram no mês anterior com o mês atual.
Projetar metas de leitura com base no número de livros concluídos pode ajudar as crianças a ler mais livros a cada mês para tentar superar os números do mês anterior. A Scholastic até recomenda estabelecer uma meta de ler um livro adicional todos os dias; esse objetivo é ideal para jovens leitores que estão lendo livros mais curtos ou para crianças cujos pais ainda leem em voz alta para eles.
Objetivo de terminar uma série de livros
Existem muitas séries de livros populares projetadas para jovens leitores e adolescentes também. Cada série poderia ter um número extenso de livros.
As crianças podem definir uma meta de leitura com base na conclusão de todos os livros da série. Talvez eles pretendam terminar a série em um mês ou no final do ano letivo. Ajude as crianças a definir seu objetivo e dividir o objetivo da série em objetivos menores gerenciáveis. Se houver 20 livros na série, talvez as crianças pretendam ler dois livros por mês.
Séries de livros menores podem ser concluídas rapidamente. Alguns livros de uma série se tornam mais longos a cada novo lançamento; as crianças também podem precisar definir metas de página ou metas de capítulo.
Defina o cronômetro e concentre-se na leitura de minutos
Para algumas crianças, a melhor maneira de definir uma meta de leitura é basear a meta no número de minutos que lêem. Os leitores mais jovens podem ter apenas atenção para ler 15 minutos por dia.
No entanto, os pais podem ajudá-los a expandir seus tempos de leitura adicionando lentamente mais minutos ao seu objetivo. Com o tempo, os jovens leitores poderão observar o aumento do tempo de leitura.
Os pais podem observar silenciosamente o relógio de seus filhos em vez de definir um alarme. As crianças podem se concentrar na leitura e querer ler mais do que o tempo definido.
Todos os objetivos de leitura podem ser motivadores
Não existe um método ideal para criar uma meta de leitura impactante para uma criança. Algumas crianças são motivadas pelo estabelecimento de metas relacionadas ao número de páginas que leem, outras querem se concentrar em uma meta que as leve a terminar mais livros a cada mês. Leitores mais jovens podem achar que uma meta de leitura focada em minutos de leitura pode ser a mais impactante.
Não importa como as crianças definam suas metas, crie um gráfico de leitura para ajudá-las a visualizar seu progresso. Os pais também podem oferecer recompensas relacionadas à conclusão de metas. Ler regularmente e estabelecer metas de leitura pode ajudar as crianças a se sentirem mais confiantes, mais proficientes e imersas na aventura da leitura.