Atualizado em: 24/12/2024
Crianças fluentes em inglês e em outro idioma precisa ter o hábito da leitura infantil para aprender a ler (talvez seu idioma nativo) e podem aprender a ler fluentemente em ambos os idiomas. Se as crianças tiverem dificuldade em ler em dois idiomas, os pais podem ajudá-las a praticar estratégias de leitura em casa.
Aqui estão cinco dicas de leitura para crianças bilíngues que podem ajudá-las a ler com fluência e proficiência em ambos os idiomas:
Conteúdo
Leia livros em ambos os idiomas
Alguns livros são publicados em vários idiomas. Isso pode ajudar as crianças a aprender a ler e explorar a história em ambos os idiomas.
No entanto, o livro não precisa ser o mesmo nos dois idiomas. Os pais podem simplesmente deixar as crianças explorarem os livros nos dois idiomas em que são fluentes.
Deixe as crianças escolherem seus próprios livros, mas os pais devem garantir que o livro tenha o nível de leitura apropriado. Permitir que as crianças escolham seus livros lhes dá o poder de explorar gêneros, escritores e histórias que as interessam. As crianças também controlam sua jornada de leitura, e esse poder de escolha pode tornar a leitura mais divertida.
VOCÊ PODE GOSTAR:
- Projetos Horta na Escola que transforma espaços educacionais
- Projeto Folclore na Educação Infantil: Atividades e Diversidade Cultural
- Projeto Alimentação Saudável Educação Infantil
Pratique o alfabeto em ambos os idiomas
Antes de aprender a ler, a criança precisa entender e dominar o código que a ajuda a decifrar cada palavra. O alfabeto pode ser diferente para cada idioma, mas essas letras individuais compõem cada palavra e são fundamentais para o processo de leitura.
As crianças devem praticar (e dominar) o alfabeto de cada idioma. No entanto, memorizar o alfabeto não é suficiente. As crianças também precisam saber o som de cada letra e como esses sons podem mudar em palavras diferentes.
Alguns idiomas incluem uma letra exclusiva do idioma. Por exemplo, o alfabeto espanhol inclui o ñ; isso soa diferente do inglês ‘n’. O ñ faz o som nya. Além disso, o duplo ‘r’ em espanhol exige que o locutor ou leitor role o som do ‘r’.
Ajude as crianças a aprender a estrutura das frases
Os sons podem ser diferentes em cada idioma, e a estrutura da frase também pode ser diferente. Por exemplo, o adjetivo é colocado depois do substantivo em espanhol. No entanto, ao escrever uma frase em inglês, o adjetivo é colocado antes do substantivo.
Algumas línguas também classificam todos os substantivos como gênero. As crianças precisam aprender quais substantivos são femininos e quais são masculinos, pois o artigo também deve refletir a estrutura de gênero. Em inglês, há um artigo comum: “the”. No entanto, o espanhol tem muitos artigos diferentes: la, el, las, los e lo.
À medida que as crianças leem, elas captam essas diferentes estruturas. No entanto, os pais também podem precisar ajudar a orientá-los e revisar as diferentes estruturas das frases de cada idioma.
Ouça livros e histórias e também faça leitura infantil para aprender a ler
Ouvir histórias lidas em voz alta também pode ajudar as crianças. Ao ouvir um audiolivro, as crianças também podem acompanhar em seu próprio livro. Ouvir e ver a história pode ajudar na compreensão, melhorar o vocabulário e talvez também na pronúncia.
As bibliotecas públicas normalmente oferecem audiolivros que os membros podem conferir. No entanto, audiolivros em outro idioma podem não estar prontamente disponíveis; os pais podem perguntar à biblioteca se esses audiolivros podem ser encomendados. Além disso, os pais podem explorar títulos de audiolivros via Apple ou outros serviços.
Faça perguntas durante a leitura
Ao ler em voz alta para as crianças, faça perguntas sobre a história. Perguntar sobre os personagens, o enredo e outros detalhes pode ajudar os pais a entender melhor a compreensão de seus filhos sobre o livro ou a história.
Para crianças mais novas, concentre-se nas perguntas básicas relacionadas à compreensão: quem, o quê, onde, quando, por que e como. Ao ler para crianças mais velhas, os pais podem fazer perguntas mais detalhadas sobre a história, os sentimentos ou motivos dos personagens ou pedir às crianças que façam previsões sobre o que pode acontecer a seguir.
Outras maneiras de ajudar as crianças na leitura
Existem muitas outras maneiras básicas de ajudar as crianças na leitura também. A prática da leitura pode ser uma atividade divertida em qualquer lugar, mesmo quando os pais estão fazendo recados com os filhos. Aqui estão mais algumas ideias para a prática de leitura:
Vá à vista Caça ao tesouro de palavras
Pratique palavras visuais em ambos os idiomas. Faça uma lista dessas palavras e peça às crianças que tentem encontrar cada palavra em uma loja, em uma viagem, etc.
Jogar Jogos do Alfabeto
Jogue jogos para praticar o alfabeto. Para qualquer idioma, os pais podem fazer dois cartões de cada letra do alfabeto. Coloque as cartas viradas para baixo e jogue uma partida. Incentive as crianças a dizerem a letra e seu som quando virarem cada cartão.
Assista a um filme de livro
Alguns livros foram adaptados para o cinema. Alguns filmes podem estar disponíveis em outro idioma. Depois de ler um livro, assista ao filme. Incentive as crianças a identificar as diferenças. Pergunte-lhes sobre o livro em comparação com o filme.
Leia poesia
Encontre poesia em ambas as línguas. A poesia pode ter uma cadência única que pode tornar a leitura mais divertida. Além disso, os poemas também são mais curtos. As crianças que lutam com a leitura podem se sentir menos sobrecarregadas ao ler poemas.
Ouça a música e leia a letra
Uma maneira única de praticar a leitura é ouvir músicas e fazer com que as crianças leiam as letras. Apenas certifique-se de que a música é apropriada para a criança. Os pais podem encontrar músicas em qualquer idioma; O YouTube também inclui vídeos com letras e as crianças podem ler as letras na tela enquanto ouvem a música.
Bloco de texto durante a leitura
Se uma criança se sentir sobrecarregada com livros que têm mais texto do que ilustrações, os pais podem mostrar a ela como cobrir parte da página e dividir o texto. Isso pode ajudar as crianças a se concentrarem apenas em um parágrafo específico ou talvez até em algumas frases. Chunking também pode ajudar as crianças na compreensão; os pais podem perguntar aos filhos sobre cada seção dividida para avaliar a compreensão.