Atualizado em: 25/11/2024
Quando as crianças começam ir para a escolinha, elas começam a aprender a ler. Algumas crianças podem já estar lendo fluentemente, enquanto outras ainda podem estar aprendendo sons ou letras. Embora uma criança possa aprender a ler em seu próprio ritmo, os distritos escolares têm referências para o que se espera que as crianças dominem na idade de cada série.
Os pais que percebem que seus filhos estão tendo dificuldades com a leitura ou podem precisar de mais prática podem trabalhar com seus filhos em casa. Veja como ajudar com a leitura em casa para melhorar sua fluência e compreensão:
- Incentive as crianças a ler em voz alta
- Incorporar ferramentas de leitura
Palavras visuais na escolinha
Muitos distritos escolares exigem que as crianças memorizem uma lista de palavras visuais. As crianças precisarão praticar esta lista de palavras até dominá-las. Como os pais podem ajudar os filhos a memorizar essas palavras e identificá-las visualmente?
Torne o processo divertido. Alguns professores podem recomendar o uso de cartões flash. Esta é uma maneira fácil de habilidade e broca. Use cartões de índice para fazer um baralho de cartões de palavras visuais. Embaralhe-os e pratique com as crianças todas as noites.
Os pais também podem jogar um jogo de correspondência com as crianças para trabalhar no aprendizado de palavras visuais. Faça duas cartas para cada palavra, embaralhe o baralho e coloque-as viradas para baixo. Em seguida, revezem-se escolhendo cartas e fazendo combinações. Peça às crianças que digam cada palavra quando virarem um cartão.
Como as palavras visuais ajudam as crianças a aprender a ler? Essas palavras são tão comuns em livros e histórias que conhecê-las de vista pode simplificar o processo de leitura; essas palavras não precisam ser decodificadas, pois são memorizadas.
Leia Juntos Todos os Dias
Mesmo no jardim de infância, as crianças podem receber um número específico de minutos de leitura como lição de casa diária. No entanto, embora as crianças precisem praticar a leitura, os pais ainda podem ler para as crianças. Ler juntos e compartilhar histórias é uma ótima experiência de união.
Os pais devem conversar com as crianças enquanto leem a história. Incentive as crianças a prever o que pode acontecer a seguir ou a discutir como um personagem pode estar se sentindo. No final da história, pergunte às crianças sobre suas partes favoritas. Se eles não gostaram do livro, fale sobre o motivo.
Conversas sobre histórias podem encorajar as crianças a pensar mais sobre o que lêem.
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Incentive as crianças a ler em voz alta
Ao lerem juntos, os pais podem incentivar as crianças a ler em voz alta. Revezem-se na leitura de uma página.
Ouvir uma criança ler em voz alta pode ajudar os pais a entender se ela está com dificuldades e os pais podem fornecer ajuda adicional. Ler em voz alta também pode ajudar as crianças a se sentirem mais confiantes.
Se os pais usarem uma voz diferente para cada personagem da história, incentive as crianças a criar vozes únicas também. Divirta-se lendo em voz alta e ensine as crianças a ler com sentimento e confiança.
Jogue jogos de letras para praticar sons e combinações
Algumas crianças podem ter dificuldades com a identificação das letras ou ter dificuldade em decodificar ou combinar sons. Existem muitos aplicativos disponíveis no Google Play ou na App Store (gratuitamente) que podem ajudar as crianças a praticar suas letras e dominar o alfabeto. Esses jogos também podem ajudar as crianças com seus sons.
Os pais também podem criar seus próprios jogos em casa. Durante o verão, saia e escreva letras com giz ou desenhe letras na areia. Ajude as crianças a praticar a escrita e a compreensão de letras maiúsculas e minúsculas.
Para as crianças que precisam trabalhar os sons, faça um cartão para cada letra do alfabeto e faça uma caça ao alfabeto. Peça às crianças que encontrem tantos objetos quanto possível para cada letra.
Leia livros sem palavras ou crie um
Os livros sem palavras são diferentes porque não têm uma história escrita. Em vez disso, esses livros contêm apenas imagens. Cabe à criança contar a história.
Esses livros não ajudam na leitura no sentido padrão, mas podem ajudar as crianças a entender as partes de uma história. Eles também ajudam a promover a criatividade independente de uma criança. Um livro sem palavras pode ser diferente cada vez que uma criança o lê.
As crianças também podem fazer seus próprios livros sem palavras. Use cartolina ou apenas papel comum para impressora e incentive as crianças a fazer desenhos que contem uma história. As crianças também devem criar uma capa para seu livro.
Leiam o livro juntos e divirtam-se inventando novas histórias a cada vez.
Escolha livros apropriados
As crianças podem ter dificuldade para ler por vários motivos, e algumas crianças podem ter dificuldade porque estão tentando ler um livro que está além de seu nível. Ao ajudar um aluno do jardim de infância com a leitura, verifique se o livro está no nível de leitura apropriado.
Normalmente, os professores enviam relatórios de leitura para casa que ajudam os pais a entender o progresso de leitura de seus filhos e seu nível de leitura. Se os pais não tiverem certeza sobre o nível de leitura de seus filhos, eles podem entrar em contato com o professor do jardim de infância de seus filhos.
Vá para as sessões de leitura de histórias
Muitas bibliotecas públicas oferecem uma hora da história para crianças mais novas. Esses eventos são ótimos para socialização e também apresentam às crianças novos livros e histórias. Muitas crianças adoram ouvir histórias.
Além disso, esses eventos podem ajudar a apresentar as crianças à sua biblioteca pública. No final do evento da hora do conto, leve as crianças para olhar os livros. Deixe-os escolher alguns favoritos para conferir na biblioteca. Essa também pode ser uma ótima oportunidade para inscrever uma criança em seu primeiro cartão de biblioteca.
Incorpore ferramentas de leitura
O que são ferramentas de leitura? Esses são recursos que podem ajudar a tornar a jornada de leitura um pouco mais fácil para as crianças. Algumas ferramentas de leitura comuns incluem marcadores de compreensão de leitura e organizadores gráficos.
Para as crianças que têm problemas com a compreensão da leitura, um marcador de compreensão da leitura pode fornecer um lembrete visual sobre o que elas precisam pensar enquanto leem. As crianças podem fazer um marcador, ou os pais podem encontrar marcadores gratuitos online.
Um marcador de compreensão de leitura para um aluno do jardim de infância pode incluir apenas marcadores simples como “quem, o quê, onde, quando e como”. Esses marcadores também podem ser usados para encobrir partes do texto para ajudar a dividir as seções da história para facilitar a leitura.
Além disso, os alunos do jardim de infância também podem se beneficiar do uso de um organizador gráfico. São planilhas que possuem espaços para escrever em detalhes sobre um livro. Alguns se concentram em personagens, mas outros podem se concentrar em outros temas ou termos literários.